Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Porque a romã?

Todos que olham o que escolhi como meu símbolo de nutricionista me perguntam: porque a romã?
Pois bem, eu pelo menos estava cansada de ver sempre maçãs, pêras, pirâmides do alimento, símbolo da nutrição e resolvi colocar algo com valor agregado, não que essas coisas não tem, pelo contrário, tem muito, e por isso tanta gente usa.
Mas as razões são inúmeras e posso listar algumas aqui.
Além da fruta ser liiiinda, quando madura bem vermelha, num formato perfeito, até com uma “coroinha”, tem significados milenares, uma história a ser contada, e crenças a sua volta e para a nutrição é de extrema importância pois apresenta vários benefícios para a saúde de quem a consome.
A importância da romã é milenar, aparece em textos bíblicos, estando associada às paixões e à fecundidade. Era relacionada à Afrodite, levando a crer em poderes afrodisíacos. De acordo com a medicina chinesa antiga e seu herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.
A palavra romã em espanhol é mais conhecida como granada, de onde vem o nome da cidade espanhola, que na maioria de suas residências possui sua árvore frutífera de romãs, além de ser o nome de uma pedra preciosa vermelha (granada).
Os judeus consideram-na um símbolo religioso com profundo significado no ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. E essa é uma crença que todos devem ter.
No Brasil, no Dia de Reis (6 de janeiro), existe o costume de comer 6 sementes e guardar os caroços na carteira para garantir dinheiro o ano todo.
Em relação aos benefícios para a saúde, a fruta possui compostos considerados poderosos contra o câncer, como o trio de ácidos: o gálico, o elágico e o protocatequínico e às doses concentradas de antocianinas que, aliás, lhe conferem a cor avermelhada. Estudos a associaram à diminuição do risco do câncer de intestino e próstata.
As sementes, além de belas e aromáticas, retêm a maior parte dos compostos benéficos. Alguns estudos atribuíram ao fruto uma proteção contra males cardiovasculares, ajudando a reduzir os teores de colesterol (principalmente LDL, o colesterol “ruim”). Porém, quando for consumida, alguns cuidados devem ser tomados, pois a fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico e, também não deve ser esquentada por muito tempo ao fogo.
Receita fácil, rápida, nutritiva e light:
Ingredientes: 2 fatias grossas de melão, 1 col. (sopa) de xarope ou suco concentrado de romã, gelo picado.
Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva em seguida com o gelo.
Resumindo, escolhi a romã porque sempre achei uma fruta muito bonita, sua simbologia é complexa e milenar, faz parte de rituais na vida de algumas pessoas e além disso, tem tudo a ver com nutrição por suas propriedades funcionais.
Acho que depois de tudo isso, não há mais dúvidas de porque a romã certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário