Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Menta ou hortelã?



Para a maioria das pessoas é a mesma coisa, aliás há pouco tempo até para mim! Mas depois me explicaram que não. Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. No Brasil, são chamados de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata, e além desses existe mais de 25 espécies desse gênero pelo mundo. Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas. São plantas herbáceas, perenes, aromáticas, refrescantes, de sabor intenso, originárias de clima temperado, principalmente Europa e Oriente Médio.
Ambas são cultivadas em geral para a extração de óleo essencial, o mentol, utilizado pelas indústrias na fabricação de bebidas, balas, doces, licores, chás e componentes medicinais no preparo de pastilhas, chás, infusões, produtos de higiene bucal.
As folhas, principalmente da Mentha spicata, são usadas, na culinária, no preparo de molhos, geléias e como tempero de carnes de cordeiro, batatas, ervilhas ou cenouras, carnes de porco, saladas de folhas, como componente do tabule, além de uso medicinal. As folhas contêm vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Receita:
SALADA DE FRUTAS COM MEL E HORTELÃ
Ingredientes:
1 fatia de melancia (300g)
200g de cerejas
½ melão
2 colheres de sopa de mel
1 ramo de hortelã fresca
1 limão
Modo de preparo:
Limpe a melancia e o melão, eliminando as cascas e as sementes, e corte a polpa de ambos em cubinhos. Lave bem as cerejas, corte-as ao meio e retire os caroços. Retire as folhas de hortelã do ramo, lave e seque-as com papel toalha. Reserve as mais frescas para a decoração e pique fininho as restantes. Junte as frutas preparadas numa vasilha, polvilhe com o repicado de hortelã e aromatize com o mel, temperado com suco de limão. Misture tudo e cubra o recipiente com filme plástico, deixando repousar na geladeira por 1 hora. No momento de servir, retire a salada de frutas da geladeira, distribua-a em potinhos e decore com as folhas de hortelã inteiras.
Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário