Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fruta exótica





Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos nativos do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão. Existem três tipos encontrados atualmente no mercado: casca rosa e interior branco, casca rosa e interior rosa-choque, casca amarela e interior branco.
A fruta pode pesar entre 150-600 gramas e seu interior é doce e pouco calórico, rica em vitamina A e C, ferro, cálcio e fósforo, ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, melhora a imunidade, a pele e ajuda na produção dos glóbulos vermelhos. Acredita-se que a de interior rosa seja rica em antioxidantes.
Pode ser consumida in natura ou compor saladas, doces, sucos, drinks ou vinho. As sementes parecem com gergelim, são pretas e poderosas laxantes.
O sabor é diferente de qualquer outra fruta, muitos dizem que se assemelha com melão, porém eu acho que o gosto é perfumado, como se comêssemos uma flor. E a consistência é como a do kiwi.
É uma fruta pouco conhecida ainda, por isso a procura é baixa e o preço é alto (em torno de 4,50 cd).
Vale a pena experimentar, pois é saborosa, nutritiva e muito bela!

Sorvete de pitaia light
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polpa de pitaya
1/2xícara (chá) de adoçante em pó
1 xícara (chá) de creme de leite light
4 clara em neve
Calda:
1/2 xícara (chá) de polpa de pitaya
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 colher (chá) de amido de milho
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e coloque em uma vasilha com tampa. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Bata com o auxílio de uma batedeira e volte ao freezer até a hora
de servir. Para a calda, misture os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Sirva com o sorvete frio.
Fonte receita: www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br/receita/sorvete-de-pitaya-light.html

Um comentário:

  1. Gosto de ler os artigos que posta no seu blog. Sempre informativos, inclusive aquele sobre menos gordura e mais musculo, achei um dos melhores! comecei a comer maca de novo,rs.

    ResponderExcluir