Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Suplementos x doping

Há muitos anos, estudos vêm sendo feitos para melhorar o desempenho de atletas em competições como as Olimpíadas e, englobando isso, os suplementos alimentares e outras substâncias foram alvos desses estudos.
Uma grande preocupação (principalmente para atletas de elite)é que se sabe que os suplementos alimentares nem sempre estão livres de substâncias não desejadas. Existem vários exemplos de atletas suspensos em competições no exame antidoping feito pelo Comitê Olímpico Internacional e que utilizaram suplementos legais, porém que continham substâncias ilegais, esse fato é conhecido como “doping não intencional”, nesses casos fica difícil saber se o uso de tais substâncias foi intencional ou não.
Um estudo realizado na Alemanha mostrou que alguns destes produtos não apenas não contêm o que deveriam conter, de acordo com seus rótulos, mas eventualmente possuem em sua formulação até mesmo precursores de hormônios, como a testosterona, podendo ocasionar exames de doping positivos.
Doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo.
Para o atleta, ser suspenso significa um grande prejuízo profissional, pois muitas vezes, quando pego num exame antidoping, pode ocorrer pena severa como ser banido por 2 anos de participar de qualquer competição.
Existe uma lista, revisada todo ano, de subtâncias e métodos considerados doping e é publicada pelo Conselho Nacional de Esportes.
Os suplementos que mais foram contaminados são: BCAA, carnitina, crisina, CLA, creatina, glutamina, guaraná, minerais, ornitina, proteínas, piruvato, ribose, vitaminas. E as substâncias ilícitas que mais contaminam os suplementos são: derivados da testosterona, nandrolona, efedrina, DHEA, derivados da anfetamina, sibutramina, stanozolol.
Com isso, todo atleta ou mesmo os praticantes de atividade fisica recreativa, devem consultar seu treinador, nutricionista ou médico para saber qual suplemento deve ser comsumido e a segurança do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário