Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

domingo, 5 de junho de 2011

Cafeína, vilã ou mocinha?



A cafeína é uma substância não essencial para o organismo humano, porém muito utilizada para estimulação do sistema nervoso central, além de possuir efeitos como diurese (aumento da eliminação de urina), quebra do tecido gorduroso e secreção do suco gástrico.
Pode ser encontrada em diversos alimentos à base de café, alguns chás (verde, preto), refrigerante à base cola e chocolate.
É largamente consumida por praticantes de exercícios físicos, pois pode melhorar o desempenho em atividades aeróbias. Essa melhora deve-se ao aumento do estado de alerta, estimulação da circulação sanguínea e do coração. Alguns estudos viram que também pode aumentar a liberação de ácidos graxos (da gordura) no sangue e poupar o glicogênio muscular, mas ainda os resultados são controversos e dependem da alimentação diária e/ou pré-exercício do individuo. E, ainda, esses efeitos ocorrem principalmente em pessoas não habituadas em ingerir o suplemento ou alimentos fonte de cafeína.
Porém, a mesma em excesso pode ter efeitos colaterais como irritação, palpitação, dores de cabeça, ansiedade, rubor facial, insônia, perda de memória, dores de estômago, náuseas, desidratação, entre outros.
A cafeína é mocinha quando consumida em baixas doses, mas pode tornar-se vilã se consumida em excesso!! De 2 a 3 xícaras de 50 ml de café por dia é suficiente, não exagere! Saiba quanto tem em cada alimento e dose o consumo!!!
Quantidade de cafeína:
1 xíc. de café expresso de 50 ml – 16 mg
1 xíc. chá rasa de pó café descafeinado – menos de 5 mg
1 copo de chá preto ou mate instantâneo – 21 mg
1 copo de refrigerante a base de cola – 19 mg
1 barra de 30g de chocolate meio amargo – 20mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário