Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

domingo, 27 de novembro de 2011

Medo da nutri?




Eu, como nutricionista, entendo as pessoas que brincam (com um fundinho de verdade) que fogem de mim!
Sempre as pessoas têm medo de comer perto da gente, achando que vamos reparar nos seus pratos, ou então escondem algum alimento “proibido” para que não flagremos, ou reparam no nosso prato para ver o que vamos comer.
Muitas pessoas devem achar chato ter uma nutricionista em algum evento, pois ficam constrangidas em comer o que gostariam.
O que eu digo sempre é que está errado em pensar na questão DIETA, aquela que tem prazo de validade sabe? Que muitos fazem, conseguem o efeito e voltam ao que comiam antes, consequentemente voltando ao que eram antes.
A questão toda está em APRENDER A COMER! Sim sim, aprender que tudo que está a nossa volta faz parte da vida, da alimentação, dos novos tempos, mas nem por isso precisamos cair de boca em todo tipo de alimento.
Nós não somos proibidos de nada (a não ser que seja em caso de doenças), mas temos que aprender a lidar com as situações. Como nos portar num restaurante, numa festa, barzinho, eventos em geral, em casa, nas crises de ansiedade, compulsão, etc.
Hoje em dia estressamos com muitas coisas, e não é a minha idéia que meus pacientes fiquem mais estressados ainda com a alimentação, pois essa é para resolver, e não complicar.
Para começar pense assim: quero aprender a comer!! E não: quero fazer dieta, me privar do chocolate, parar de tomar refrigerante, quero emagrecer... pois isso pode estar te deixando mais aflito!
Mas vejam bem, esse é o MEU ponto de vista como nutricionista, e tenho tido resultados muito melhores com essa linha de pensamento. Nem todos seguem isso, algumas pessoas precisam de algo mais severo, em casos de doenças e tratamentos, temos que ser mais incisivos, não deixando de ensinar também.
E depois fica muito mais fácil quando você conta a alguém que está aprendendo a se alimentar, pois já percebeu que quando conta que está fazendo dieta sempre alguém tem comentários negativos? Hehehe, faz parte do processo...
A intenção dessa postagem é tentar amenizar um pouco esse medo que as pessoas têm de buscar uma nutricionista, pois a alimentação saudável traz benefícios!! E muitos!!!

Um comentário: