Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gravidez não é doença, mas requer cuidados!



Muitas mulheres sonham com o período em que estarão grávidas, e sonham também com todo tipo de comida, desejando umas coisas malucas, e ainda há quem acredita que o filho nasce com cara do alimento se não o comer!!
Na verdade a gestante pode comer de tudo um pouco, como todo mundo, porém a alimentação tem que se basear em alimentos nutritivos como carnes magras, verduras, legumes, frutas , leite, grãos e cereais. A variedade é muito importante para uma maior oferta de nutrientes como Cálcio, vitamina D, ácido fólico, Ferro, etc, e também a suplementação nutricional é comum e necessária nessa fase, portanto fiquem atentas caso o médico ou nutricionista não comentar nada sobre isso!!
A demanda energética aumenta pois há o crescimento do bebê, porém não precisa comer por dois não!!! O ganho de peso ideal fica entre 9 e 12 Kg, e não precisa fazer dieta de redução de peso em mamães acima do peso, apenas um controle para que o ganho esteja dentro desse limite.
É importante saber que o organismo não poupa nutrientes ao bebê, caso a mãe não se alimente direito, o mesmo retira os nutrientes dela, deixando-a deficiente, por isso o ideal é um aporte ideal para mãe e filho.
Alimentos diets e lights não são necessários, e adoçantes não são recomendados, apenas em casos extremos.
Dois problemas durante essa fase que podem ocorrer e deve haver interveção as vezes até medicamentosa é a eclâmpsia (aumento da pressão arterial) e o diabetes gestacional (aumento do açúcar no sangue), por isso aferição da pressão e exame de sangue devem ser feitos.
Recomendações nutricionais gerais para as mamães:
•Consumir folhas cruas em forma de saladas, temperadas com limão, pelo menos 2 vezes ao dia, no almoço e no jantar,
•Consumir pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas,
•Consumir 4 tipos de frutas ao longo do dia, em forma de suco ou ao natural,
•Ingerir pelo menos 1 litro e meio de água durante o dia,
•Evitar excessos de gorduras e açúcares,
•Comer devagar, mastigando bem os alimentos,
•Fracionar a dieta, fazendo no mínimo 5 refeições diárias em horários regulares, e mastigar bem devagar,
•Aumentar a ingestão de fibras através do uso de cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas,
•Consumir bastante líquido ao longo do dia, entretanto, deve-se evitar o consumo de líquidos durante as refeições que tiverem um maior volume de alimentos,
•Evitar o consumo de bebidas alcoólicas (pois afetam o desenvolvimento do feto),
•Evitar o excesso que são predisponentes à formação de gases, como grãos, repolho, couve flor, refrigerantes,
•Evitar o consumo de adoçantes, a não ser por prescrição de nutricionista ou médico,
•Não sentar ou deitar logo após as refeições.
Enjôos, azia, vômitos são comuns nessa fase, para diminuir esse sintomas coma algum alimento a cada 2 horas e em pequena porção, mastigue devagar; consuma alimentos secos como torradas e biscoitos salgados; evite odores fortes, comida gordurosa, frituras e temperos fortes, pimenta; quando houver intolerância a carne e leite, procure ingerir outros alimentos fontes de proteínas como queijo, ovo, leguminosas, peixe e frango; não abuse de café, chás mate e preto; adicionar limão na água, bebidas frias e ácidas podem ajudar a diminuir o enjôo; não beba líquido junto com as refeições e, não deite após a refeição.
mesmo com todas essas recomendações, muitas dúvidas surgem nesse período, por isso procure um profissional para ajudar!!
E uma boa gestação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário