Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jiu-Jitsu e Nutrição!

O jiu-jitsu (que significa arte da suavidade/brandura em japonês) é um esporte de origem indiana e foi popularizado no Japão. O intuito da modalidade é derrubar, dominar e submeter o oponente utilizando técnica e força basicamente. Chegou ao Brasil em meados de 1920, quando Carlos Gracie aprendeu a técnica e ajudou a disseminá-la. Atualmente o jiu-jitsu conhecido é muito diferente do antigo, tendo técnicas adaptadas. Esse é largamente conhecido como jiu-jitsu esportivo brasileiro.
A nutrição do lutador é baseada nos hábitos alimentares, na sua rotina diária e na fase de treinamento em que se encontra o atleta (pré, durante ou pós-campeonato).
O esporte é divido em categorias de peso, idade e faixa (graduação), sendo importante o controle alimentar prioritário. A alimentação deve ser balanceada e adequada individualmente para que o atleta treine bem, com alto desempenho, longo período e se recupere mais facilmente tanto em fases pré, durante e após competições.
Em toda refeição deve ser oferecida alimentação variada em todos os tipos de nutrientes como proteínas, carboidrato, gorduras, vitaminas e minerais.
Atletas: Nunca treinar em jejum!!! Acho que já estão cansados de me ver falando isso, mas não tem porque desgastar o corpo à toa! Antes do treino faça uma refeição rápida, rica em carboidrato, pobre em gorduras e fibras, pois têm digestão mais lenta.
Caso tenha possibilidade de fazer uma refeição maior 3 horas antes do treino pode ser rica em carboidrato, proteínas, vitaminas e minerais. Exemplo: 1 hora antes do treino: 1 banana e 1 fatia de pão integral com requeijão light; 3 horas antes: arroz ou batata ou macarrão com molho vermelho, frango grelhado, salada de legumes e fruta.
Após o treino é necessário repor os gastos, com líquidos e uma refeição balanceada com carboidratos como pão, proteína como queijo, vitaminas e minerais como salada e frutas.
Em alguns casos o uso de suplementos alimentares se faz necessário como ganho de peso em um tempo curto para mudar de categoria, porém esse consumo deve ser feito sob orientação de nutricionista e/ou médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário