Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Audiência Pública sobre Obesidade

Boa tarde galera!!!

Com tantos eventos acontecendo não posso deixar de compartilhar com vocês todos os passos!!

Ontem dia 28 fui a uma audiência pública sobre questões da obesidade, organizada pela Deputada Federal Mara Gabrilli e Deputada Estadual Célia Leão. Fui a trabalho pois na área de Segurança Alimentar, a qual trabalho atualmente como nutricionista do município de Campinas, a obesidade está alarmante.

Parece que quand eu ia escrever sobre isso ainda uma amiga me enviou um artigo publicado ontem mesmo no site da revista Época:
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/mortes-por-obesidade-triplicam-no-brasil-em-dez-anos/

O artigo fala sobre o crescimento da obesidade e as mortes que tiveram essa doença como causa relacionada. Em 2011,  2.390 óbitos tiveram a doença como uma das causas!!!! Está assustador gente!!!

Atualmente as estatísticas mostram que 50% da população brasileira está acima do peso!!

Nessa audiência foram ouvidos médicos e especialistas da área sobre as questões da doença, prevenção, tipos de tratamento e também pessoas que relataram suas histórias e sugestões para Políticas Públicas para melhorar o quadro.

Eu não poderia ficar quieta, afinal nenhuma nutricionista falou durante toda a audiência, e o que eu disse foi que na minha prática clínica, e imagino que de todos meus colegas, recebemos muitas pessoas já com o problema avançado, uma obesidade instalada, com outras doenças relacionadas aparecendo ou também já instaladas, como diabetes, hipertensão, dislipidemias. E a dificuldade de perder peso é muito grande!!

As medidas políticas estão chegando atrasadas, pois a obesidade vem aumentando de forma alarmante nos últimos 20 anos. Mas como eu disse lá, antes tarde do que nunca!!!

Nós devemos PREVENIR a obesidade, no Brasil sempre as coisas acontecem depois que o problema já está aí! É claro que agora ele já está aí mesmo, então devemos tratá-lo, mas prevenir que nossas crianças sejam obesas, prevenir que nossas gestantes se tornem mães obesas, que nossos idosos fiquem sedentários, que toda a população continue consumindo alimentos não saudáveis de forma desenfreada e prevenir que a atividade física fique em segundo plano!! Ela é PRIMEIRO plano!! Alimentação saudável é para TODOS  a todo momento!! Exercícios físicos também!!

Sugeri levantamento de políticas de outros países, cidades, que tiveram sucesso ou boas ideias que estão ocorrendo como por exemplo shopping que coloca informativos e incentivos a utilizar escadas normais ao invés de rolantes, capacitação de profissionais para essa nova demanda nas universidades, novas regras para disposição de alimentos nos supermercados, também supermercados que incentivem a alimentação saudável, fazendo informativos de alimentos saudáveis!! Enfim são tantas ideais pelo mundo afora que não acaba mais!! Programa escolares para implantação de hortas, para programas de exercícios com as crianças!

Algumas pessoas sugerem que quem tiver obesidade tenha preferência em filas, mais assentos em ônibus e metro, vagas selecionadas, mas eu pergunto a essas pessoas: se 50% da nossa população está caminhando para obesidade, como ser preferencial? Será que isso não incentiva o sedentarismo? É preciso ter muito cuidado quando se cria esse tipo de lei para chegarmos a uma população do estilo WALL-E, e para quem não viu o filme, fica a dica, é um aprendizado e tanto!!!

Gostaria que todos pensassem um pouco e dessem suas opiniões, as deputadas tiveram uma iniciativa muito bacana, mas a população também deverá se manisfestar, e os profissionais da aera também!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário